Faça uma busca no site:

freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Quanto investir em anúncios no Instagram e Facebook


Saber investir corretamente em anúncios patrocinados pode ser o grande diferencial para multiplicar seus resultados. Nesse vídeo o consultor em Marketing Digital Olimpio Araujo Junior explica como alavancar corretamente suas campanhas.


TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:


Olá pessoal, eu estava dando uma mentoria agora, para uma das minhas alunas dos cursos de marketing digital, e então ela me perguntou sobre: Quanto nós devemos investir em anúncios no Instagram e no Facebook.


Bom, eu tenho um amigo, o Felipe Cardoso, que é consultor de marketing digital, também já foi meu aluno, e hoje é até aí meu "conselheiro". Sempre que eu preciso trocar uma ideia, ter uma visão de alguém de fora eu entro em contato com ele, e o Felipe sempre fala o seguinte: Cara, não adianta você investir pouco dinheiro hoje em redes sociais. Você tem que ter um bom orçamento, senão você não temo retorno que você espera.


E eu sempre recomendei para os meus alunos que comecem investindo pouco, testem o resultado da campanha, e a partir daí, quando você vê que aquela campanha realmente gerou interesse, gerou engajamento. As pessoas estão ali, entrando em contato, fazendo comentários, acessando o seu site, e até mesmo, principalmente comprando, você começa alavancar.


Alavancagem, é uma palavra que a gente usa para levantar aquela campanha colocando cada vez mais orçamento. Ou seja, o céu é o limite.


Enquanto essa campanha estiver dando retorno para você, enquanto você estiver tendo mais lucro e mais faturamento do que você está gastando, o famoso ROI e ROAS, você tem que continuar colocando dinheiro.


Um erro de algumas pessoas é ficar com medo de investir. Então a primeira coisa que eu faço. Essa é uma estratégia que eu utilizo nos meus anúncios. Eu acompanho o dia inteiro os meus anúncios, não só através das estatísticas do gerenciador de anúncios do facebook, mas também através do Google Analytics em tempo real.


No meu computador eu fico com uma das telas aberta o dia inteiro em tempo real, e a cada minutinho eu estou entrando ali se as pessoas estão realmente acessando os links daquela promoção, daquela campanha, e se elas estão realmente convertendo.


Eu as vezes também crio links exclusivos para campanhas para eu poder saber se as vendas foram feitas a partir da campanha X ou da campanha Y. Então, é importante que você controle, acompanhe, saiba o resultado que você está tendo. E automaticamente, conforme você vai aumentando seu orçamento, a tendência também é que as vendas aumentem.


Um ponto muito importante aqui, é que esse aumento, o a redução ou o aumento, tanto faz... ele não é como que eu posso dizer, assim... aritmético. Ele não é assim: você investia 100 reais, vendia 2 produtos, agora você investe 200 vai vender 4. Não existe essa lógica, por que... essas mídias sociais, elas distribuem a tua campanha para um público que você segmentou, mas não tem como saber exatamente dentro daquele público quantas pessoas tem potencial.


E talvez a quantidade de público que foi atingida hoje pela tua campanha, sejam pessoas diferentes das que essa campanha vai atingir amanhã, então, é normal que o resultado seja próximo, seja parecido, mas ele nunca vai ser perfeitamente igual.


E ele também não é uma multiplicação exata, né... é como eu falei, se você investiu 100, não é... não quer dizer... e passar a investir 200 não quer dizer que você vai passar a vender o dobro. As vezes você pode vender o triplo, as vezes você pode vender a quadruplo, simplesmente por que você aumentou um pouco o teu orçamento.


Em alguns casos você pode simplesmente não vender nada a mais, então tome muito cuidado com isso. Por isso que você tem que controlar o dia inteiro a sua campanha. Você tem que ver o seu resultado até que você consiga ajustar ela de uma forma que ela vá aumentando gradativamente, e não necessariamente fique estagnada ou até mesmo diminua as vendas.


Bom... eu tive uma situação muito parecida com isso. Eu comecei por exemplo, há uns dois meses atrás com uma campanha específica, aonde eu comecei com um orçamento diário de 100 reais. Eu testei essa campanha, eu vi que ela gerou vendas, eu vi que ela deu resultado, e eu automaticamente fui melhorando com o feedback dos clientes também a minha página de vendas, melhorando alguns detalhezinhos do anúncio, até a segmentação, eu fiz algumas alterações na segmentação durante o mês, e fui colocando gradativamente mais dinheiro nessa campanha. Eu comecei com uma verba de 100 reais por dia, hoje eu já estou com orçamento de mil e quinhentos reais por dia, e se for preciso colocar dez mil reais por dia, se for preciso colocar 50 mil reais por dia, eu vou colocar, por que, enquanto ela estiver me dando lucro, enquanto estiver tendo um resultado, um ROI positivo, e um ROI de preferência um ROI alto...


O que é um "Retorno Sobre Investimento" positivo, vou explicar aqui um pouquinho rápido para vocês. O ideal seria que você tenha um retorno pelo menos de duas vezes daquilo que você investiu , né. A gente tem também o ROAS, que é o retorno sobre o custo da publicidade em si. Então, você pode aí procurar, tem vários cálculos aí no Google, não vou ensinar para vocês isso aqui na aula, e lá no meu curso, no GestordeMarketing também, eu tenho a calculadora de ROI e de ROAS, aonde eu ensino detalhadamente como você utilizar essas duas métricas para saber o retorno que você está tendo.


Mas se você tiver ali, um retorno acima de 2, 3... quanto maior o retorno, melhor, e aí você vai controlando isso... controlando o investimento que você está fazendo e também esse retorno que você está tendo.


Eu por exemplo acho que pra mim, no meu caso específico, nos estudos que eu tenho feito, e nas experiências que eu tenho anteriores, o meu ROI ideal é o ROI de cinco vezes. Ou seja, para cada real que eu invisto, eu ganho 5 reais de retorno.


Consigo fazer isso sempre? Não. Isso também é um ponto muito importante. O fato de você não ter aquele ROI ideal que você gostaria, não quer dizer que você está tendo um resultado ruim. E não quer dizer também que talvez na média do mês por exemplo você não vai alcançar aquele. Comigo acontece muito isso. Tem dias assim, que as minhas vendas pagam o custo que eu investi de anúncio, e sobra ali um pouquinho de dinheiro. E naquele dia você fica assustado, você fala: Cara, não tá valendo a pena.


De repente no outro dia, você tem 3 vezes mais aquela quantidade de vendas Por que isso acontece? Por que nem sempre as pessoas compram naquele exato momento que você divulgou o produto. As pessoas entram na tua página, dão uma olhada, analisam, depois elas recebem uma campanha de remarketing e voltam ali, ou simplesmente elas já lembram do site e voltam espontaneamente para pensar de novo, e acabam comprando alguns dias depois. E aí na média geral que você vai fazer do teu mês por exemplo, você vai analisar realmente qual foi o seu retorno sobre o investimento, se realmente aquilo valeu a pena, se alcançou a tua meta, e com o tempo você vai ajustando a tua campanha, testando segmentações diferentes, fazendo teste A/B, muda alguma coisa na página de vendas. Conforme você vai ajustando esse resultado pode melhorar.


Então, o que eu quero deixar aqui de recado final para vocês, é que, fazer marketing digital, não é alguma coisa tão no "automático" quanto muitas pessoas falam por aí. Você precisa de analise, precisa de inteligência, precisa de ajustes, precisa, é... o tempo todo estar melhorando e buscando alcançar uma meta maior, um resultado melhor. E também precisa de investimento. Não se contente com pouco. Se você quer crescer você tem que gastar dinheiro. Se você quer ganhar dinheiro, você tem que gastar dinheiro. Desde que esse dinheiro esteja dando retorno para você.


Tá ok pessoal? Então... fica esse recado hoje aqui, abraço e nos vemos nos próximos vídeos.


0 visualização

Assine nosso canal no Youtube!

Copyright © 1999 - 2020 - OAJ Treinamento Gerencial Eireli | Cnpj 08.433.060/0001-00

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram