Faça uma busca no site:

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Pandemia gera oportunidades para novos negócios e empregos

O isolamento e a quarentena durante a pandemia do coronavirus tem sido fatal para muitos negócios e para muitos trabalhadores, porém, muitas oportunidades também estão sendo criadas e quem souber aproveita-las vai sair na frente ao final de tudo isso.


Nas últimas semanas, a vendas no e-commerce dispararam assim como o consumo por todo tipo de serviço digital. De acordo com um levantamento feito pela ABComm e pelo Movimento Compre&Confie, as vendas pela internet de algumas categorias mais que dobraram seu crescimento no Brasil.


Entre 2018 e 2019, após dois anos de crescimento modesto, o e-commerce brasileiro deu um salto de 37,59% em número de lojas chegando a 930 mil sites dedicados à venda online. Apenas durante o período de quarentena o Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico.


No início da segunda quinzena de março, a média era de 10 mil aberturas por mês. O número saltou para 50 mil mensais logo após os decretos de isolamento social. Desde o início da pandemia estima-se que mais de 135 mil lojas no Brasil aderiram ao comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado.


Além da venda através de lojas virtuais, milhares de varejistas passaram a atender por aplicativos de delivery, a fazer vendas por whatsapp e incluir seus produtos em marketplaces.

A pandemia tem impulsionado o e-commerce e estimulado a digitalização de empresas de todos os setores, pois as pessoas passaram a comprar tanto produtos como serviços pela internet devido as regras de isolamento social.


A corrida das empresas para se tornarem digitais o mais rápido possível e o aumento das vendas daquelas que já atuavam on-line também movimentou o mercado de serviços e a busca por profissionais especializados nessa área.


Em um novo relatório divulgado neste mês, o LinkedIn identificou as 10 funções mais demandadas na economia global a partir dos dados de vagas de trabalho em sua plataforma.


No mundo, houve 32,5 milhões de vagas abertas para estas 10 funções. Confira a lista abaixo:


1. Desenvolvedor de software

2. Representante de vendas

3. Gestor de projetos

4. Administrador de TI

5. Especialista em Atendimento ao Cliente

6. Profissionais de Marketing Digital

7. Suporte de TI / Suporte técnico

8. Analista de informações

9. Analista financeiro

10. Designer gráfico


Um dos fatores mais importantes dessa lista é que para a maioria dessas oportunidades o candidato também pode se preparar e desenvolver as habilidades necessárias online, através de cursos como os da plataforma GestordeMarketing.com


Por isso, estar preparado e desenvolver qualificações que se adequem aos cargos mais procurados pelos empregadores nesse “novo normal” está entre algumas das possíveis soluções para garantir espaço no mercado pós-pandemia.


Em janeiro de 2020 o LinkedIn já havia divulgado uma lista com as 15 profissões consideradas mais promissoras, e entre elas já se destacavam aquelas ligadas ao marketing digital e a tecnologia da informação:


1. Gestor(a) de mídias sociais

2. Engenheiro(a) de cibersegurança

3. Representante de vendas

4. Especialista em sucesso do cliente

5. Cientista de dados

6. Engenheiro(a) de dados

7. Especialista em Inteligência Artificial

8. Programador(a) de JavaScript

9. Investidor(a) Day Trader

10. Motorista

11. Consultor(a) de investimentos

12. Assistente de mídias sociais

13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce

14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação

15. Coach de metodologia Agile


A pesquisa foi realizada a partir de informações de usuários da rede social com perfil público e que tinham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no Brasil nos últimos cinco anos e foi divulgado no dia 8 de Janeiro, muito antes do início da quarentena em nosso país.


Para saber mais sobre como digitalizar seus negócios, consulte nossas opções de cursos, mentoria e consultoria.



213 visualizações

Assine nosso canal no Youtube!

Banner Manual de Consultoria.png
banner the digital marketing book.png