Faça uma busca no site:

freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

O que é Inbound Sales e como ele pode auxiliar o seu negócio?

Os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram muito nos últimos anos. Atualmente, graças a internet e as diferentes estratégias de marketing, as pessoas se sentem cada vez mais confortáveis em realizar as suas compras da sua própria casa, através de computadores e celulares.


Atualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros realizam suas compras online - isso tem muito a ver com a praticidade, uma vez que a correria do dia a dia faz com que sintamos que temos cada vez menos tempo, principalmente para visitar lojas físicas.


Nesse cenário, o Inbound Sales surge como uma necessidade das empresas de modificarem as suas estratégias para chegar cada vez mais perto dos seus consumidores, garantindo um novo tipo de relacionamento e, por fim, efetuando as suas vendas.


Quer entender um pouco mais sobre como essa estratégia funciona? Confira o restante do conteúdo!


Mas afinal, o que é Inbound Sales?

Basicamente, o Inbound Sales é o processo de vendas dentro da metodologia do Inbound Marketing. Mas o que exatamente isso significa?


Essa é uma abordagem utilizada diferente daquelas vendas tradicionais. Isso porque a principal intenção dessa estratégia é pensar no consumidor de maneira individualizada.


Afinal, apenas dessa forma é possível entender mais sobre quais são os seus problemas e as suas dores, para então oferecer os seus produtos e serviços que podem solucioná-los.


Entenda as principais vantagens e benefícios para o seu negócio


Esse processo leva em consideração a autoridade do consumidor e, por conta disso, tem se mostrado tão eficiente.


Isso porque esse método leva a marca a entender o seu consumidor, garantindo uma maior visibilidade do público e, ainda mais, gerando um impacto positivo no seu bolso!


Por conta disso, ao investir no Inbound Sales, você também pode perceber como o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) será muito menor.


Dessa forma, as suas ações serão mais assertivas, o que vai entender logo de cara em que momento do funil de vendas o seu usuário está, oferecendo as opções certas para ele e garantindo um maior sucesso nas vendas.


Além disso, ao adquirir uma postura mais transparente e honesta com o seu consumidor, motivando um bom relacionamento, a sua empresa consegue atrair muito mais clientes - principalmente por indicações dos antigos.


Aliás, essa é uma das principais vantagens quando você investe em um plano de marketing que seja eficiente. Ao apresentar bons conteúdos e uma boa imagem dos seus serviços, associados a um bom relacionamento com os seus clientes, você pode ter certeza que isso renderá bons frutos.


Isso é benéfico para qualquer negócio, não apenas? Afinal, apenas com bons lucros da venda dos nossos produtos ou serviços nós podemos realizar investimentos na empresa, abrindo caminhos e garantindo uma maior capacitação dos seus funcionários e garantindo que todo essa ação retorne positivamente para a empresa.


Além disso, isso pode e muito aumentar a produtividade da sua equipe de vendas! Afinal, eles estarão lidando apenas com leads qualificados, sendo possível produzir um script de vendas mais assertivo, causando um impacto mais positivo do que a abordagem tradicional.


Como adotar no seu negócio


Você já percebeu a importância de adotar uma estratégia de Inbound Sales no seu negócio e agora quer saber como? Continue acompanhando!


Jornada do cliente


O primeiro passo é entender a jornada do cliente. Apenas dessa forma você consegue entender quais são as etapas que o seu consumidor passa antes de chegar no produto final, sendo necessário criar um mapeamento desse caminho.


Entendendo isso, é possível criar as melhores abordagens para os seus vendedores, realizando um atendimento adequado para cada consumidor.


Normalmente, esse processo é dividido em três etapas. O primeiro deles é o do aprendizado, que está relacionado ao topo de funil do Inbound Marketing. Nesse momento, o lead ainda está tentando entender quais são os seus problemas e por isso os conteúdos criados devem ser mais leves e abrangentes.


Esse é o momento de criar pautas para o nicho que você se encontra. Nesse caso, o essencial é falar sobre o problema do seu consumidor, sem ainda mostrar o seu produto para ele. Durante esse processo, ele vai aprender e, possivelmente, descobrir que tem um problema.


Já a etapa da consideração é o meio de funil, quando o indivíduo já sabe que tem um problema e começa a procurar por soluções. Os conteúdos devem ser mais específico, ainda que o seu produto ou serviço não deva ser apresentado.


Apenas na última etapa, a da decisão, é que você vai sugerir o seu produto para a solução do problema do seu consumidor. Esse também é conhecido como o fundo de funil. Sozinho, o seu lead vai perceber que garantir o seu produto ou serviço é a melhor alternativa para ele.


Organize um processo de vendas

A partir do momento que você tem a jornada do cliente estabelecida, é possível passar para a criação e estruturação do seu processo de vendas.


Dessa forma, você consegue oferecer um maior suporte ao seu lead na jornada de compras. O processo de vendas dentro do Inbound Sales é dividido em quatro partes:


  • identificar;

  • conectar;

  • explorar;

  • aconselhar.


Ou seja, os profissionais dessa área devem conseguir auxiliar o lead, ajudando-o a identificar que possui um problema, faz ele entender mais sobre essa questão, para então oferecer o seu produto como uma solução.


Pronto para investir no Inbound Sales?


Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa estratégia, pode avaliar com os gestores da empresa se vale a pena investir nela ou não.


Apesar dessas mudanças possivelmente causarem alguma agitação à equipe de vendas, com certeza em pouco tempo isso passará a ser um sentimento de satisfação.


Isso porque os vendedores conseguem visualizar os benefícios dessa estratégia, uma vez que podem ser visto como consultores, ou seja, devem estar prontos para auxiliar os seus leads durante a jornada de compra.


Se você quer encontrar novos clientes, fechar novas vendas e ver a sua empresa crescer, não perca o seu tempo sem investir nessa estratégia!



Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Produtora de conteúdo na Ideal Marketing




0 visualização

Assine nosso canal no Youtube!

whatsapp atendimento.png
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Copyright © 1999 - 2020 - OAJ Treinamento Gerencial Eireli | Cnpj 08.433.060/0001-00