freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

O amadorismo quebra mais empresas que a crise

Quem atua no mercado de gestão empresarial, de marketing ou até mesmo quem é empreendedor já está cansado de ouvir colegas, clientes ou outros empreendedores reclamando de seus resultados, das vendas fracas, e das dificuldades de empreender em nosso país.

Segundo eles, a culpa sempre é do governo (não importa qual seja o governo), da crise, da economia, da política, etc... Mas enquanto uns choram, outros estão vendendo lenços.

Você já se perguntou por que mesmo em momentos de crise muitas empresas estão progredindo, ganhando muito dinheiro, ampliando sua atuação no mercado?


Isso acontece por que, apesar de todas as dificuldades que temos e que sempre tivemos em nosso país, o que mais quebra empresas não são as constantes crises políticas e econômicas, mas sim, o amadorismo da maioria dos empreendedores.


Se você entra em um mercado já estabelecido, com concorrentes fortes que investem na qualidade de seus produtos, na qualidade do atendimento, em sua imagem, em sua comunicação e em seu marketing, o mínimo que você precisa para ter os mesmos resultados é fazer o mesmo que esses concorrentes fazem.


Porém, muitos empreendedores preferem economizar nos fatores mais importantes para o sucesso de seus negócios. E fazem isso ou por que não tem conhecimento ou por que são mal orientados.


Quem atua no mercado digital por exemplo, seja com lojas virtuais, seja vendendo seus serviços, ou até mesmo vendendo infoprodutos, precisa entender alguns fatores importantes para alcançar os resultados que espera.


1 - É preciso investir em seu "Core Business" (coração do seu negócio).


Se você tem uma loja virtual, um site onde vende seus serviços, ou mesmo um site de venda de cursos on-line, ele precisa passar uma imagem profissional, de credibilidade, que transmita segurança para seus clientes. Se o usuário acessar o site pela primeira vez e não for "conquistado", ele abandona sem comprar nada e não volta mais.

Algo que eu sempre costumo repetir é que sempre que você investe em uma estratégia de marketing que não dá certo, você perde não apenas o dinheiro que investiu naquela estratégia, mas todo o dinheiro que deixou de ganhar naquele período.


Faça um teste rápido. Imagine que você é um consumidor nesse momento. Acesse o seu próprio site e depois os dos principais concorrentes em seu mercado e pergunte a você mesmo? Em qual eu compraria? Qual passa mais credibilidade? Qual desses sites é mais profissional, com melhor conteúdo, melhores imagens, melhor identidade visual? Qual deles passa mais segurança, mais credibilidade?


Faça o mesmo nas suas redes sociais e nas dos seus concorrentes. Se você percebeu que seu site ou suas redes sociais não estão a altura para competir com os melhores do mercado, é por que talvez esteja na hora de contratar alguém para ajuda-lo.


2 - É preciso investir em seu marketing e em sua comunicação.


Como dizem por aí, "quem não é visto não é lembrado", mas eu complementaria dizendo que quem não é encontrado não tem nem como ser lembrado. Não apenas é importante investir em comunicação e marketing como também é importante aumentar esse investimento gradualmente "alavancando" seus anúncios.

Não é à toa que as empresas que mais vendem, as marcas mais lembradas pelos consumidores são as que mais estão presentes nos mais variados canais, fazendo propaganda, comunicando, interagindo com seu público.

Da mesma forma que uma planta não cresce se não for regada e adubada, uma empresa não cresce sem investimentos constantes.


Porém, mesmo assim muitos empreendedores ainda acham caro investir em desenvolver uma identidade visual profissional, uma logo criada por um designer experiente, em um site ou uma loja virtual atraente, com boa usabilidade, com imagens e conteúdos que convençam o cliente de que é aquilo que ele precisa comprar.

“Se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente!"



3 - Para ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro.


Sim, é isso que você ouviu, mas para ser empreendedor é preciso também entender que isso não é um custo, e sim um investimento. Se for realizado da forma correta, para cada real investido em marketing, em comunicação, na melhoria dos seus produtos, serviços, atendimento, etc, você receberá um retorno várias vezes maior. E sempre que tiver retorno, parte dele deve ser reinvestido em suas ações de comunicação e marketing para aumentar ainda mais os seus resultados.

É dessa forma que você "escala" suas vendas, aumenta o valor percebido por seus produtos e serviços e gera cada vez mais resultados.


MAS OLIMPIO, COMO EU CONSIGO FAZER TUDO ISSO SOZINHO?

Simples... pode até tentar, mas não vai conseguir por muito tempo.

É comum no início o empreendedor fazer tudo o que precisa sozinho para economizar, mas isso tem um limite. Chega um momento em que é preciso investir para crescer, para alcançar mais clientes, para aumentar o seu faturamento e profissionalizar seu negócio.


Para alcançar os resultados que você deseja é preciso aprender a investir em profissionais especialistas em suas áreas. Cada um fazendo bem o que faz de melhor. Isso otimiza seu tempo, agiliza seus processos, e aumenta seus resultados em menos tempo.


Dessa forma você mantém o foco no "coração do seu negócio", naquilo que gera resultados, e deixa o trabalho operacional para especialistas que estão capacitados para fazer isso.


Quando você tenta fazer tudo sozinho acaba não tendo tempo disponível para administrar seu negócio, para gerar novos negócios, ou até mesmo para exercer sua atividade principal, e é isso que o impede de crescer ou até mesmo que acaba o levando a falência.

"SE VOCÊ QUER SER COMO OS GRANDES DE SEU MERCADO, PRECISA AGIR COMO OS GRANDES DO SEU MERCADO"

Mas o que você não sabe, é que se você precisa de profissionais de qualidade para desenvolver seus projetos, desde programadores, desenvolvedores, webdesigners, copywriters, consultores de marketing digital, produtores de vídeos, entre outros, você não precisa gastar milhões como seus concorrentes muitas vezes gastam, você pode contratar um profissional freelancer para seus projetos, pagando apenas pelo serviço que precisa.

Foi para isso que criamos a plataforma "MarketingFreelas.com", onde você pode solicitar orçamentos para os melhores profissionais do Brasil, a preços que cabem no seu bolso, e assim levar seu negócio para outro nível.

Acesse www.marketingfreelas.com e conheça os profissionais que vão ajuda-lo em todas as etapas dos seus projetos de marketing.

Abraço e fico à disposição

Olimpio Araujo Junior | Founder

GestordeMarketing.com - MarketingFreelas.com

Whatsapp - 41 99914 3159




737 visualizações

Assine nosso canal no Youtube!

Copyright © 1999 - 2020 - OAJ Treinamento Gerencial | GestordeMarketing.com   

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram