Faça uma busca no site:

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Fim das "curtidas"no Instagram - O que muda no Marketing Digital?

Descubra como isso afeta suas estratégias de marketing digital e como você deve agir a partir de agora.

Por Olimpio Araujo Junior - GestordeMarketing.com


O Instagram iniciou nesta quarta-feira (17/07) no Brasil um experimento que oculta a contagem de curtidas em postagens de seus usuários. De acordo com a rede social, a intenção é que "os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem".


Os proprietários dos perfis continuaram tendo acesso aos números de curtidas em suas postagens, mas seus seguidores não.

"Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", disse a empresa em nota. Especialistas em psicologia também apontam o crescimento de problemas como a depressão principalmente em jovens que transformaram a busca por visibilidade e aceitação social em uma obsessão.


O teste foi iniciado no último mês de maio no Canadá. Para o Instagram, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo.


E COMO FICA O MARKETING A PARTIR DE AGORA?


Segundo o consultor em Marketing Digital Olimpio Araujo Junior, mesmo com o fim das curtidas, ainda é possível saber a relevância de uma postagem pelo numero de interações com as mesmas, ou seja, através do número de comentários, discussões e interações do dono do perfil com seus seguidores em cada postagem.


Dessa forma, é preciso cada vez mais estimular os comentários, a participação do público e as interações com seus conteúdos para melhorar seu posicionamento, melhorar a percepção de seus seguidores sobre sua relevância no mercado e também seus resultados.


As curtidas são uma métrica importante para que atua com marketing no instagram, mas não precisam ser públicas. A vantagem dos seguidores verem o número de curtidas de uma postagem estava baseada na percepção de maior popularidade da mesma. De certa forma isso estimulava a captação de novos seguidores e de mais curtidas, aumentando progressivamente a ainda mais a relevância de um determinado conteúdo. Porém a ausência desse número de forma pública não deve atrapalhar os resultados de quem faz marketing digital, pelo contrário, pode tornar mais justa a concorrência e facilitar o crescimento de perfis considerados hoje com menor relevância baseado apenas em seus números de curtidas.


A mudança desagradou mais os chamados "Digital Influencers" e "celebridades", que não vendem produtos ou serviços diretamente, mas sim utilizam sua popularidade para faturar com postagem de conteúdos publicitários, e usavam essa métrica pública para estimular anunciantes e valorizar ainda mais seus serviços.



530 visualizações

Assine nosso canal no Youtube!

Banner Manual de Consultoria.png
banner the digital marketing book.png