Faça uma busca no site:

freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Como melhorar seus resultados no Youtube



O Youtube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, perdendo apenas para o Google. Nele as pessoas procuram por todo tipo de conteúdo, desde humor, entretenimento, filmes, conteúdo informativo e até instrutivo (aquele conteúdo tutorial onde você aprende alguma coisa).

Hoje o YouTube recebe 400 horas de conteúdo novo a cada minuto, o que pode chegar a 1,9 bilhão de horas ao final de um dia. E o Brasil é um dos maiores públicos consumidores de tudo isso.

Cada usuário passa, em média, 19 horas por semana no site; em novo estudo, plataforma do Google aponta também como tem influenciado escolhas dos consumidores e o tempo assistindo a vídeos no YouTube cresceu 135% em 4 anos.

Por esses motivos, o YouTube é também uma das mais relevantes ferramentas para quem atua com marketing digital ou mesmo para quem a utiliza para monetização de vídeos. Nesse vídeo o consultor em Marketing Digital Olimpio Araujo Junior (acompanhado dele mesmo), explica as novas estratégias para posicionar melhor seus vídeos e aumentar as visualizações e os seus resultados.


----------------------------------------------------------------------


TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO (LEGENDAS):

- Olá Pessoal! Hoje nós estamos aqui para dar algumas dicas sobre como melhorar os seus resultados no Youtube e posicionar melhor os seus vídeos.


- Bom, o Youtube cada vez mais tem utilizado o Machine Learning, ou seja, o aprendizado da máquina. Os robôs do Youtube estão observando tudo o que acontece. Aquilo que dá mais resultado, o que os usuários mais gostam, os vídeos que tem mais cliques e por conseqüência também aqueles vídeos que dão mais resultados para seus anunciantes. E como o tempo os programadores do Youtube, junto com o próprio aprendizado da máquina, junto com os próprios robôs do Youtube, estão começando a definir regras cada vez mais rígidas para que o seu vídeo fique em melhor posição. Isso acontece, lógico, por que o objetivo é oferecer sempre o melhor conteúdo para o usuário, por que é o usuário que clica nos anúncios e paga as contas tanto do seu canal, quanto do próprio Youtube. Então, vamos entender aqui alguns pontos importantes que estão sendo observados pelos robôs e até mesmo pelos programadores do Youtube.

O primeiro ponto é a relação entre o título, o "Thumbnail", a imagem de capa de seu vídeo, o conteúdo da descrição, o conteúdo do que é falado no vídeo e até mesmo, o conteúdo das legendas do vídeo.


Então veja só, quanta coisa agora precisa estar conectada. E perceba o seguinte, isso é uma coisa muito interessante. O youtube consegue ouvir o que você está falando nos seus vídeos, e relacionar tudo isso. Relacionar a imagem de capa, o que está escrito na imagem, o que está escrito no título, o que está escrito nas palavras chaves, nas meta tags, na descrição e até mesmo na legenda, para aquelas pessoas que carregam a legenda em seus vídeos. Bom, isso tudo precisa estar conectado. Se você fala alguma coisa dentro do seu vídeo, e você utiliza uma isca de título que não faz parte nem da descrição, nem do conteúdo, nem das meta tags, você provavelmente vai ter o seu vídeo rebaixado. Então é preciso cada vez mais ter coerência no conteúdo. O conteúdo precisa ter qualidade, precisa ser interessante para o usuário, mas também, ele precisa ter coerência em todos os fatores. Se você tentar enganar o robô do Youtube, você vai ser enganado, e você vai perder audiência, vai perder posicionamento, e vai ser penalizado por isso.


- Outro ponto muito importante além desses fatores que o Olimpio falou, é a qualidade do vídeo que você produz. O Youtube também está preocupado cada vez mais em oferecer conteúdo de qualidade para os seus usuários, mas não basta ter um bom conteúdo, precisa ter qualidade também de gravação, imagem, iluminação e audio. Então, quando você investe em uma produção muito mais bem feita, com uma qualidade melhor, também garante que o usuário vai ter mais interesse de assistir os seus vídeos até o final.


Então, e é importante lembrar também Olimpio, que o Youtube hoje é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, perdendo apenas para o Google, que é o dono do Youtube, por que as pessoas hoje procuram por assuntos no Youtube também, não apenas no Google. Mas também quando procuram no Google, recebem videos como respostas, e é por isso que é muito importante para o Youtube, e é muito importante para o seu canal, produzir conteúdo de qualidade, também baseado nos assuntos de interesse das pessoas, seja lá qual for o assunto. Pode ser um assunto instrutivo, por exemplo, pode ser um tema que responde algum tipo de pergunta, que resolve uma necessidade do seu usuário, ou até mesmo pode ser a fofoca do dia, aquela notícia mais importante que está acontecendo, aquele assunto que está nos Trend topics e nas Hashtags e rolando pelo Whatsapp.


O importante é, quando as pessoas tem dúvidas sobre alguma coisa, elas vão procurar ou o conteúdo direto no Google, ou o conteúdo até mesmo direto no Youtube, até por que vídeo converte muito mais e as pessoas gostam muito mais de assistir um vídeo do que ler um texto.


- É isso mesmo, quando você tem qualidade, quando você tem bom conteúdo, você também gera maior visibilidade para os anunciantes que estão no Youtube. E isso é bom pra você por exemplo que monetiza o seu canal, ou seja, que você ganha com publicidade no seu canal, e também é bom para o Youtube, por que o Youtube vive disso, o Youtube vive da venda também da publicidade.


- A última dica agora e vou deixar com você Olimpio.


- Bom, então seguindo as regras do Youtube, nós vamos agora para o tema principal do vídeo, que são justamente os pontos que vão fazer os seus vídeos se posicionarem melhor, e terem melhores resultados. O primeiro ponto é o que nós já estamos falando desde o início, é essa relação entre as meta tags, as palavras chaves, o título, a thumbnail, e até mesmo a descrição do vídeo e as legendas, e aí nós entramos em um ponto que nós não tinhamos abordado até agora. O youtube passou a dar uma importância muito grande para a legenda. Sabe quando você vai assistir um vídeo internacional, um vídeo de qualquer outro idioma e você tem a opção de ter a transcrição do vídeo, seja em texto no próprio idioma ou seja traduzido, então... o Youtube já faz isso automaticamente. O robô do Youtube consegue entender o que você está falando e transcrever isso durante o vídeo. O problema é que as vezes nós usamos gírias, as vezes nós falamos a palavra muito rápido e o robô não consegue compreender, as vezes nós utilizamos algum tipo de expressão que não consegue ser compreendida, ou até mesmo por causa do sotaque regional, o robô acaba não conseguindo transcrever corretamente. Então, se você faz a transcrição do seu vídeo e carrega a legenda no vídeo, você vai ter uma transcrição perfeita e também uma tradução perfeita se alguém em outro país quiser assistir esse vídeo e entender o que você está falando. Então, carregar as legendas agora no seu vídeo passa a ser um fator muito importante de posicionamento do vídeo. E também gera mais credibilidade para o que você está falando, facilita até mesmo nos mecanismos de busca, como nós já falamos agora a pouco, o Google e o youtube são os principais ferramentas de busca utilizados por usuários em todo o mundo hoje para qualquer tipo de conteúdo, então a legenda vai fortalecer a descrição do vídeo, os títulos e também a thumbnail e o conteúdo em si. E lógico, ou Youtube vai entender, o Youtube vai conseguir ver que aquela legenda que você carregou tem relação com o que você realmente está falando, por que ele consegue como eu já falei, entender o que você está falando, ele vai preencher aquelas palavras que faltam com aquilo que você mesmo carregou na descrição, e vai compreender que você não está tentando enganar ele. isso vai passar mais credibilidade para o seu vídeo, e vai melhorar o seu posicionamento.


- Exatamente. E pensando nisso, você entende o por que o conteúdo do vídeo, a descrição, a parte de texto que você incluí lá abaixo do vídeo, as meta tags, as palavras chaves, o título, e até mesmo agora a legenda, passam a ser tão relevantes para que seu vídeo tenha maior visibilidade. Se você cumpre com todos esses fatores, com certeza o Youtube também vai colocar o seu vídeo melhor posicionado. E não é o Youtube, parece que tem alguém lá no Youtube escolhendo se o seu vídeo vai ser ou não bem posicionado. Isso é parte dos algoritmos que decidem qual o melhor vídeo dentro de um determinado assunto para oferecer aquele vídeo para seus usuários. Se o vídeo é bom, tem muitos acessos, tem muitas curtidas, tem muitos compartilhamentos, automaticamente ele começa a mostrar esse vídeo para mais e mais e mais pessoas, por que está dando um bom resultado para o Youtube, está dando um bom resultado para você e por consequência está dando um bom resultado também para os anunciantes.

Então é isso aí pessoal, espero que essas dicas sejam úteis para melhorar também o resultado dos seus canais, assinem o nosso canal. Curta o Vídeo. E compartilhem com os amigos.


- Até mais!

- Abraço

- Até a próxima



174 visualizações

Assine nosso canal no Youtube!

Banner Manual de Consultoria.png
banner the digital marketing book.png