Faça uma busca no site:

freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Como fazer Marketing Digital Estratégico


Leia Também:

- Salários de Profissionais de Marketing em 2019

- Digital-First - O Marketing Digital superou a TV e outras mídias.

- Você sabe fazer um Funil de Vendas que converte???

- Quer 1 bilhão de estagiários grátis para criar anúncios eficazes?

- Ideias para começar empreender com R$ 500 ou menos


TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:


Olá Pessoal, hoje nós vamos falar um pouco sobre Marketing Digital Estratégico.

O que é o Marketing Digital Estratégico, qual a diferença do "Marketing Digital" que a gente ouve falar por aí, quem pode utilizar, por que você deve utilizar o marketing digital.


Bom, primeiro... o primeiro mito que nós devemos quebrar na cabeça das pessoas é o fato de que marketing digital é algo focado apenas para infoprodutos e afiliados. Nos últimos anos esse mercado de infoprodutos e de afiliados cresceu muito e é um mercado muito importante.


Eu mesmo vendo cursos on-line, eu tenho afiliados dos cursos on-line. Eu acho que é uma nova economia que tem tudo para desenvolver e para gerar muito resultado para as pessoas. Principalmente aquelas que querem ou precisam trabalhar remotamente, à distância ou nas suas casas.


A questão é que Marketing Digital não é só isso. O Marketing em geral serve para qualquer tipo de empresa. Pra qualquer tipo de negócio.


Se você é um profissional liberal, se você tem uma loja, se você tem uma loja virtual ou uma loja física. Se você tem uma indústria. Não importa se você vende ou se você fabrica, se você presta serviços, você precisa fazer marketing.


Qual o problema disso então. Qual a diferença do marketing digital que a gente vê por aí Olimpio, e desse estratégico que você está falando?

Bom, o Marketing Digital foi muito banalizado nos últimos anos através de metodologias ou de fórmulas que ensinam as pessoas a seguir um passo a passo e fazer a mesma coisa que todo mundo faz. Eu não acho errado você ter uma metodologia e você ter um passo a passo, o problema é que muitas pessoas simplesmente viram repetidores de estratégias que já foram aplicadas por milhares de pessoas. E milhares... quando eu digo milhares eu não estou exagerando.


Quando todo mundo faz a mesma coisa, todo mundo tem exatamente o mesmo resultado. Quando todo mundo vende a mesma coisa, todo mundo tem o mesmo resultado. E aí vem a questão de entender marketing de verdade. O que acontece meu amigo... Marketing em primeiro lugar, é um processo.


As pessoas costumam ver o marketing simplesmente como: publicidade, propaganda, divulgação nas redes sociais, envio de e-mail marketing, esse tipo de situação. Mas o marketing começa desde o momento da estruturação do seu negócio.


Do desenvolvimento do seus produtos, do conhecimento das demandas de mercado, do conhecimento da concorrência, do conhecimento dos produtos, do conhecimento da economia, da conjuntura econômica, da conjuntura social política, etc, etc... aí começa o marketing. No momento em que você descobre que se você tem realmente algo bom para vender para as pessoas ou não.


Depois você passa pela questão da precificação, pela questão dos canais de comercialização, dos pontos de venda. Se você vai vender pela internet, se você vai vender presencialmente, mesmo pela internet você tem que entender quais são as mídias que vou comunicar, quais os lugares que vou vender, eu vou usar marketplaces, eu vou usar site próprio, eu vou usar redes sociais, eu vou colocar uma página no facebook, eu vou vender através de classificados, aonde eu vou vender o meu produto.


Eu posso utilizar um canal, posso utilizar muitos canais, eu posso vender on-line, eu posso vender off-line e divulgar on-line, ou eu posso fazer as duas coisas. Eu posso vender tanto on-line quanto off-line, e utilizar a internet como uma forma de divulgação e de canal de vendas para tudo isso daqui.


Então, o marketing como vocês podem ver, começa muito antes do processo de divulgar, e o grande erro das pessoas é que muitas vezes esse processo todo está errado. Esse processo tem algum ponto que não está funcionando da forma como deveria. Não foi desenvolvido da forma como deveria. E o que a pessoa faz? Vai lá, faz um curso de facebook, faz um curso de e-mail marketing, faz um curso de lançamento, alguma coisa assim e simplesmente joga um produto como se alguém em algum lugar fosse receber aquela comunicação do nada e fosse comprar aquele produto.


E é nesse momento que as pessoas acabam se frustrando, por que elas não atingem os resultados que elas gostariam de ter. Outro ponto muito importante no marketing é que não basta você utilizar as mídias que todo mundo utiliza. Todas as mídias são boas. Todas as mídias são importantes.


Desde as mídias on-line quanto as off-line. TV, Rádio, Jornal, Revista, Outdoor... por mais que tenham sido enfraquecido com a internet, eles são ainda importantes, por que existe pessoas que estão consumindo essas mídias. Canais de internet, redes sociais em geral... linkedin, twitter, facebook, entre outras, whatsapp, e-mail marketing, site, SEO, Marketplaces... todos eles são canais importantes.


A questão é... você entender, em que momento, em que etapa do seu processo de marketing você vai utilizar cada um desses canais, e também entender como você vai utilizar esses canais. Não só em que etapa, mas como você vai utilizar, e também, de que forma você pode ter os melhores resultados com cada uma dessas ferramentas.


As pessoas sempre acabam utilizando ferramentas só por que elas estão na moda, e de repente aquela ferramenta específica, aquela redes social específica não é adequada para o seu publico, para o seu modelo de negócio, ou para o seu produto. Ou ela até mesmo pode ser adequada mas ela não está no momento certo de ser utilizada. Você tem muitas etapas daquilo que a gente chama de "Funil de Vendas".


O funil de vendas nada mais é do que o processo que começa lá no momento da divulgação do seu produto, depois que você já fez toda aquela parte de planejamento que eu falei ali no começo do vídeo, você já decidiu o teu produto, o teu mercado, os teus canais, quem são os teus concorrentes, aonde você vai divulgar, quais os principais públicos que você quer atingir, e aí você divulga aquilo em massa, coloca dinheiro naquele negócio, e daquelas pessoas você vai começar a filtrar pessoas que vão passar por todo o processo e o objetivo é tirar o máximo possível de clientes desse funil.


Se você faz alguma coisa errada, ou no processo anterior, ou durante o funil. Se você usa as ferramentas erradas ou da forma errada, se você comunica da forma errada, você pode ter perdido um cliente que estava com todas as características de uma pessoa que compraria o seu produto, mas, em algum momento você perdeu ele, porque você não soube desenvolver a sua estratégia da forma correta.


Então, "marketing digital estratégico" é saber fazer todo o planejamento do seu marketing em todo o processo do marketing, desde o desenvolvimento do negócio, o desenvolvimento do produto, até chegar no pós venda. Até por isso que o pós-venda também faz parte do marketing. O bom atendimento faz com que o seu cliente volte compre novamente, ou indique o seu produto ou a sua empresa para outras pessoas.


Então, perceba que o marketing tem que estar presente em todos os momentos, e o grande problema é que a maior parte das pessoas não sabe fazer estratégia. Não conhece quais são os processos, não conhece quais são as etapas, não sabe planejar passo a passo todo essa estratégia de marketing até chegar no momento final que é a venda.



0 visualização

Assine nosso canal no Youtube!

Copyright © 1999 - 2020 - OAJ Treinamento Gerencial Eireli | Cnpj 08.433.060/0001-00

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram