Faça uma busca no site:

freelas 2.png

Participe do nosso grupo no Telegram

  • Redação GestordeMarketing

Facebook e Instagram liberam Lojas para empresas divulgarem produtos


Mark Zuckerberg anunciou hoje (19/05), em seu perfil no Facebook (@Zuck), o lançamento do "Facebook Shops" onde qualquer pequena empresa pode facilmente iniciar uma loja virtual para vender seus produtos diretamente em todos os aplicativos do grupo.


Lojas no Instagram e no facebook não são necessariamente uma novidade, elas já existiam, mas agora elas vem com uma nova versão que já está disponível nos EUA, e com a promessa de uma série de novas integrações e novos recursos.

As lojas do Facebook são gratuitas e fáceis de criar. Quando você configurar sua loja, ela aparecerá nas suas contas do Facebook e Instagram para começar e em breve no Messenger e no WhatsApp também. As lojas são nativas e rápidas, o que significa que chega de mudar de aplicativos para um navegador móvel lento onde você tem que reinserir seu cartão de crédito ao tocar em um produto interessante que você vê nos feeds.


O Facebook Shops vai contar com parceria com plataformas como Shopify, BigCommerce, WooCommerce, Conselheiro do Canal, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics para que as pequenas empresas possam facilmente integrar num ecossistema forte e aberto de ferramentas para ajudá-los a gerir a gerir a sua jornada do cliente , e cabe ao negócio decidir qual o nível de integração eles querem.


As lojas ficam destacadas nas páginas das empresas, que podem escolher quais produtos são exibidos e personalizar a aparência da seção. A área também pode ser divulgada pelos stories ou por anúncios. Os clientes, por sua vez, conseguem navegar pelo catálogo, salvar produtos para ver depois e, se desejarem, começar a compra.


Na maioria dos países, incluindo o Brasil, a plataforma apenas encaminha o usuário ao site da empresa. Nos Estados Unidos, onde o Checkout já está disponível, é possível habilitar o recurso para os clientes finalizarem as compras sem saírem do Facebook ou do Instagram. Nos dois casos, os consumidores também podem entrar em contato com as lojas por WhatsApp, Messenger e Instagram Direct para tirar dúvidas.



Além disso, Zuckerberg anunciou que em breve sua plataforma também contará com novas funcionalidades nos aplicativos para ajudar as pessoas a descobrir mais facilmente produtos pequenas empresas que queiram comprar.


Também está sendo construído uma guia de compras dedicado no Instagram e um destino dentro Explore onde você pode encontrar e comprar produtos nos quais você possa estar interessado.


Outra novidade que deve surgir são as novas funcionalidades de compras ao vivo no Facebook e no Instagram, o que permitirá comprar em Lives em tempo real.

Finalmente, num futuro próximo, as lojas usarão a tecnologia de realidade aumentada para criar melhores experiências de compras.


As Lojas do Facebook começaram a ser liberadas nesta terça-feira (19), mas a rede social já adianta que elas terão melhorias em breve. Uma delas ajudará empresas a apresentarem seus produtos e venderem nos aplicativos de mensagens.


Instagram terá seção com sugestões de lojas


Uma das mudanças previstas para os próximos meses é a seção de compras que será destacada na aba Explorar. O Instagram Shop, como é chamado, ajudará usuários a navegarem por uma série de lojas e categorias de produtos.


A rede social também reunirá sugestões com base em sua navegação e coleções do perfil Instagram Shop, que faz uma curadoria de diversos produtos. Além disso, o aplicativo passará a destacar essa seção em uma nova aba, ocupando o espaço que hoje é voltado para as notificações.



Facebook e Instagram vão promover produtos em lives


Para estimular os clientes as comprarem, as lives no Facebook e no Instagram oferecerão links que os ajudarão a acessar a página dos produtos. A solução ajudará as empresas a promoverem os produtos com mais facilidade.


Antes de começar a transmissão ao vivo, as lojas ou influenciadores poderão marcar o produto que será promovido e, assim, exibir o link na parte inferior da tela. Segundo o Facebook, o recurso já é testado com algumas marcas e deverá ser liberado para mais empresas nos próximos meses.


Enquanto você aguarda todas as novas integrações e outros recursos, você já pode criar sua loja no Instagram e no Facebook, veja abaixo como fazer:



Como adicionar uma loja à Página do Facebook

Com uma interface simples e intuitiva, as lojas podem ser personalizadas de acordo com a identidade visual da marca, e unificarão em um único espaço a busca pelo produto e a conclusão da compra.


Para acessá-las, basta clicar no botão “View Shop” que estará disponível na página do Facebook ou perfil oficial da marca no Instagram, além dos anúncios pela rede.


COMO FUNCIONA ATUALMENTE:


O novo Facebook Shops ainda não está disponível para todas as páginas, mas atualmente já é possível ter uma loja no facebook, simplesmente seguindo os passos abaixo.


Com uma loja do Facebook, você pode exibir e vender produtos para pessoas no Facebook. Para adicionar uma loja à sua Página do Facebook:

  1. 1. Em um computador, selecione a guia Loja na sua Página do Facebook. Caso não veja essa guia, você pode mudar o modelo da sua Página para o modelo Compras. (Não é possível fazer a configuração pelo smartphone ou tablet)





2. Para adicionar uma loja à sua Página do Facebook, siga as instruções na tela. Preencha os campos obrigatórios.


Comece escolhendo o método de finalização de compra, que pode ser através de uma página própria ou um gateway de pagamento externo.


Quando terminar, selecione Concluir e será direcionado para sua loja onde poderá incluir seus produtos.


Para adicionar os produtos, basta preencher os campos com imagens, nome do produto, preço, descrição e demais informações.


Lembre-se: ao adicionar uma loja, você concorda com os Termos do Vendedor oferecidos pelo facebook.


A loja será exibida aos clientes na sua Página do Facebook após você adicionar pelo menos um produto e ele ser aprovado.












Passo a passo para criar sua loja no Instagram


Antes de começar o passo a passo veja as recomendações que você precisa se certificar para que a loja do Instagram dê certo!

  • estar usando a última versão do APP do Instagram;

  • ter ou mudar para perfil comercial no Instagram;

  • ser administrador de uma Fan page e ter a conta vinculada ao seu perfil comercial do Instagram;

  • ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook;

  • ter uma loja no Face ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.


Como mudar para perfil comercial do Instagram?


Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram primeiro, acesse as configurações do seu perfil no Instagram.


Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”. Depois, escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”.


Selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz, escolha as opções de exibição do perfil.


Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.



Como vincular sua conta do Instagram a sua Fan Page?


No seu perfil do Instagram toque em “Opções”. Em seguida, toque em “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”.


Se for o seu primeiro acesso, digite suas informações de login e senha do Facebook. Na sequência, sua conta do Instagram será vinculada à sua linha do tempo pessoal do Facebook.


Para vinculá-la a uma página, toque em ”Facebook” novamente e escolha a “Fan Page” que você gerencia.



Como criar um catálogo de produtos no Facebook?


Para começar acesse a sua Fan Pange e clique em “Criar Catálogo”. Escolha uma categoria de produto que deseja vender na rede social.


Em seguida, selecione a opção “Carregar informações de produto”, escolha um nome para o seu catálogo e clique em “Criar”.


Você receberá um texto do com o “Catálogo criado”. Para editá-lo, basta clicar em “Visualizar catálogo”.


Existem dois tipos de catálogo no Facebook, são eles:

  • anúncios dinâmicos – para alcançar pessoas com interesses em comum;

  • anúncios para gerar tráfego – para aumentar as visitas no site da marca.

Escolha um dos dois catálogos e clique em “Adicionar produtos”. Depois, faça upload da foto e inclua as informações do produto: nome, descrição, site e preço.

Pronto! Agora, é só aguardar a aprovação do Facebook e criar sua loja do Instagram.

Se tiver dúvidas, consulte a seção “Criar catálogo” na central de ajuda do Facebook para Empresas.


Como criar um catálogo de loja virtual?


Se você já trabalha com e-commerce, não é preciso criar um catálogo de produtos no Facebook para criar sua loja no Instagram.


Nesse caso, você tem duas opções:

  • integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma de comércio eletrônico (NuvemShop, BigCommerce ou Shopify);

  • habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual e direcionar os posts da loja do Instagram direto para a sua plataforma de e-commerce.

Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram. 😉



Como habilitar o modo compras no perfil do Instagram?


Com todas as etapas anteriores devidamente realizadas, é chegada a hora de habilitar o modo compras na sua conta do Instagram.


Então, acesse as “Configurações” do seu perfil comercial, toque em “Empresa” e na sequência toque em “Compras no Instagram” e sua conta será enviada para análise.


O processo pode demorar alguns dias, e você pode acompanhar essa análise de perto acessando o recurso “Compras”.


Com o pedido aprovado você conseguirá marcar produtos em seus posts do Instagram.

Caso você ainda não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da feature ou ainda não tenha sido aprovada para isso.


Se ela ainda for aprovada, veja aqui o que fazer.


Como marcar produtos na loja do Instagram?


Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.


A opção de marcação aparece em lugares diferentes, confira!

  • Posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;

  • Posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.




0 visualização

Assine nosso canal no Youtube!

whatsapp atendimento.png
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Copyright © 1999 - 2020 - OAJ Treinamento Gerencial Eireli | Cnpj 08.433.060/0001-00