Fala Parceiro: Entrevista com Olimpio Araujo Junior para o Portal Publihelp


Atualmente Olimpio Araujo Junior, Diretor da OAJ Gestão de Marketing e fundador do site "GestordeMarketing.com", é reconhecido nacionalmente como um profissional especializado em treinamento e consultoria em Web Marketing. Alguns dos seus cursos mais procurados por empresários e profissionais de marketing são: Planejamento e Gestão de Web Marketing, Mídias Sociais como ferramentas de Marketing, Google como ferramenta de Marketing, Como montar e gerenciar um e-Commerce e Negociação Estratégica Comercial.


Porém, ao contrário do que se espera, sua formação acadêmica de origem não é em marketing, mas em Bacharelado em Geografia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Após a graduação, Olimpio formou-se no MBA de Gestão Empresarial com ênfase em Comunicação Integrada de Marketing e no MBA em Gestão Comercial e este ano iniciará seu Mestrado em Marketing Internacional na Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Mas ele considera que seu real diferencial é a vivência de mais de 10 anos estudando, pesquisando e colocando em prática estratégias de Comunicação e Marketing na Internet.

Seu interesse pela área de Marketing já existia antes mesmo de entrar para faculdade, pois Olimpio aos 17 anos de idade, fundou sua primeira empresa de representação comercial. Seu interesse pela área de Marketing se consolidou definitivamente durante uma viagem de intercambio pela Alemanha, lá ele observou que muitos dos profissionais em vários países europeus formados em Geografia, Sociologia, Antropologia e até Psicologia, acabavam sendo contratados para atuar em departamentos de Marketing de empresas privadas. Segundo ele, isso se deve pela necessidade de entendimento do comportamento do consumidor e das dinâmicas que envolvem a sociedade que o marketing exige, e que essas graduações proporcionam ao profissional.

Também foi na mesma época de sua graduação que Olimpio iniciou o “Projeto Ambiente Total”, cujo objetivo principal era disseminar a informação Ambiental por meio da produção de conteúdo educativo, palestras e cursos e o objetivo secundário é fazer seu marketing pessoal para impulsionar sua nova carreira na área ambiental. Como ele escrevia artigos para vários jornais e revistas sobre temas relacionados à Gestão Ambiental, começou a sentir a necessidade de um veículo que levasse seus artigos e entrevistas para um maior número de pessoas. Foi neste momento em que Olimpio criou o site “Ambiente Total”, que mais tarde se tornaria a “Rede de Informações Ambientais Ambiente Total”.

Durante os anos de 1999 e 2004, Olimpio manteve seu site graças a venda de espaços publicitários, envio de newsletter com banners e divulgação de produtos para o público alvo ambientalista, venda de livros e até a realização de palestras e participação em eventos da área. Ao mesmo tempo o site ganhava grande popularidade, agregava novos articulistas, ampliava seus assinantes dia após dia, até despertar o interesse de uma empresa curitibana, a “EcoTerra Brasil”. Em 2004 o “Ambiente Total” passou por uma fusão com a “EcoTerra Brasil”, sendo então criada a “Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil”, projeto liderado pelo empresário Rubens Slaviero Filho. Olimpio assumiu o cargo de Diretor de Comunicação e Marketing da Rede, e desta forma surgia também a sua empresa de consultoria, a OAJ Gestão de Marketing.

Em 2006, seu novo desafio foi a reestruturação da área de Marketing do Instituto de Administração e Economia do Mercosul (ISAE/FGV), que durou 18 meses e é considerada por Olimpio como um divisor de águas em sua carreira. Após o final do contrato com o ISAE/FGV, Olimpio decidiu que estava na hora de dividir sua experiência com um número maior de pessoas, lançando então sua empresa no mercado de consultoria e treinamento, que hoje já conta com mais de dois mil clientes atendidos, desde profissionais liberais, executivos, empresários de pequenas empresas até multinacionais.

Olimpio ressalta a importância que a experiência prática profissional representa neste ramo. Segundo ele, o cliente necessita do acompanhamento de profissionais que já tenho vivido os erros e acertos do mercado, ajudando e indicando novos caminhos, e por isso ele prefere fazer pessoalmente todas suas consultorias. “Tenho uma empresa de consultoria mas não tenho uma equipe de consultores, esse tipo de trabalho se baseia muito na minha prática e no meu conhecimento, o cliente quer que eu esteja lá, e não um funcionário meu” afirma Olimpio.

Um dos segredos que ele conta sobre como lidar com cada cliente, especialmente em seus cursos de treinamento, é o quanto é importante saber adaptar cada atendimento a cada cliente, identificando os problemas e aplicando as soluções o mais rápido possível, nesse momento entra em cena novamente a experiência profissional do consultor, toda sua bagagem nesse momento faz a diferença.

Para finalizar Olimpio deixa uma dica para quem quer seguir a área de consultoria e treinamento. “O mais importante é ter experiência, você tem que oferecer soluções para os problemas das empresas, então você precisa já ter passado por cases sólidos e principalmente saber aplicar as soluções, então a experiência é o mais importante” finaliza Olimpio.

 

Por: Lucas D. Cordeiro - Portal Publihelp

Fonte: http://www.publihelp.com.br/entrevistas/noticia.asp?noticia=Fala%20...

Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de GestordeMarketing para adicionar comentários!

Entrar em GestordeMarketing

     

Instituição Associada à:

     

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:


    - Blog -Marketing Digital

    - Blog - Mídias Sociais

    - Blog - SEO 

    - Blog - e-Commerce

    - Download gratuito

    - Vídeo aulas gratuitas